POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO - Projetos de Rondônia são apresentados na Semana da Amazônia em Berlim | Notícias Tudo Aqui!

POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO - Projetos de Rondônia são apresentados na Semana da Amazônia em Berlim

Compartilhe:

A Semana da Amazônia é um seminário realizado pela Embaixada do Brasil em Berlim para debater sobre negócios

 

A embaixada brasileira em Berlim, capital da Alemanha, está realizando a Semana da Amazônia, de 11 a 15 de setembro. O evento é um momento para dialogar sobre a crise climática e questões sociais relacionadas ao bioma Amazônico. O Centro de Estudo Rioterra que atua em Rondônia é uma das instituições convidadas para que nesta terça-feira (12) pudesse apresentar modelos socioambientais.

O Coordenador Geral de Projetos do Centro de Estudos Rioterra, Alexis Bastos, apresentou ações dos projetos realizados em três eixos, sendo: Redução da vulnerabilidade social apoiando o desenvolvimento sustentável na Amazônia; Conservação da biodiversidade com a implementação de ações de restauração do ecossistema Amazônico através de reflorestamento e incentivo a manutenção da floresta em pé; e, Mudanças climáticas incentivando o reflorestamento e a manutenção de áreas florestadas.

Entre os projetos apresentados per Alexis Bastos, destaques para o ReforesTerra, Plantar Rondônia, ERA - Energias Renováveis na Amazônia e Carbono Resex Rio Preto Jacundá. Sobre o convite para participar das discussões sobre a conciliação da economia e conservação da floresta, Bastos falou sobre o enfrentamento dos desafios vivenciados em nossa região. "É importante por nossa atuação socioambiental, trabalhando na conservação da floresta, visando valorizar diretamente os povos originários e agricultores familiares", afirmou.

No mesmo painel, a Conexsus

Conexões Sustentáveis apresentou ações de bioeconomia com negócios comunitários que trabalham com produtos da floresta. Depois, a Cooperação Alemã que atua junto a instituições do governo federal, apresentou projetos de sociobioeconomia que promovem segurança alimentar de povos tradicionais e economia sustentável.

Ainda nesta terça-feira (12), durante no primeiro debate de expositores do seminário, o tema mais abordado foi o financiamento para projetos de patentes e de inovação que possam estimular a economia criativa para geração de empregos e renda com sustentabilidade. Outro tema destacado foi o Fundo Amazônia composto por recursos financeiros com o objetivo de promover projetos para a prevenção, para o combate ao desmatamento e para a conservação e o uso sustentável das florestas na Amazônia Legal.

(Solano Ferreira - SGC)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui