O JOGADOR E A DAMA - Coronel Marcos Rocha, no fogo cruzado, em um jogo intrincado | Notícias Tudo Aqui!

O JOGADOR E A DAMA - Coronel Marcos Rocha, no fogo cruzado, em um jogo intrincado

Compartilhe:

No xadrez político o governador conseguiu abrir bem suas peças. Mesmo em recuperação devido a um procedimento nos olhos, foi à posse da nova Mesa Diretora da Assembleia

 

 

No intrincado jogo de xadrez político, o governador Marcos Rocha conseguiu destravar algumas peças com um movimento simples, mas que certamente foi dolorido. Mesmo se recuperando de um procedimento nos olhos, ele foi à posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na última segunda-feira (3). Discursou e teve que sair, pois está tomando medicamentos, mas deixou seu recado.

Sob fogo cruzado devido a desentendimentos entre o Executivo e o Legislativo que marcaram este início de ano, Marcos Rocha conseguiu posicionar o bispo logo à frente do cavalo, onde a casa estava vaga, pois o peão havia avançado. Ao mesmo tempo em que defende a torre do rei, o bispo passa a ter muita força na diagonal. Na prática, Rocha conseguiu uma aproximação com diversos deputados, o que deve facilitar a aprovação de projetos importantes.

O jogo estava muito travado, tanto que a Assembleia Legislativa mexeu no Orçamento, apresentando emendas, atrapalhando planos políticos no Detran. O próximo movimento de Marcos Rocha deverá ser vetar as emendas. Acontece que, depois disso, a matéria volta para a Assembleia Legislativa. Retoma o jogo.

No xadrez, depois do rei, a peça mais importante é a dama. Leigos chamam a peça de rainha. Acontece que ela não tem nada de rainha. Na verdade, trata-se de um general, que se movimenta para todos os lados do tabuleiro. A peça faz o movimento do rei, do peão, da torre e do bispo. Só não faz o movimento do cavalo. Aliás, tem cavalo tanto no governo quanto na Assembleia. E haja coice trocado.

Marcos Rocha precisa de um general para conseguiu se movimentar melhor no jogo político, que no momento ainda está intrincado, mas pode se abrir caso os lances sejam bem feitos. Um general, como é a dama no xadrez, se movimenta por todo o tabuleiro. Vai em qualquer lugar, com autoridade. Convenhamos, a dama manda. Retira do jogo peças que estiverem atrapalhando alguma ação ou que estiverem dando bobeira, obriga as peças do adversário a desenvolverem determinados movimentos. A dama bota para arrebentar.

Com a dama em ação, Marcos Rocha consegue assegurar a aprovação de seu veto. Só é preciso dar ao general as condições para participar do jogo. Ainda tem tempo até as eleições de 2026. Rocha tem todas as condições de dar cheque mate.

Quando deixou o plenário, Marcos Rocha conversou com a equipe do Entrelinhas. Ele estava bem tranquilo, e disse que o entendimento com a Assembleia Legislativa seria muito bom.

(blogentrelinhas)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui