Do Oeste e d'Oeste, a confusão ortográfica que ninguém merece

Por que Alta Floresta é d'Oeste e Colorado do Oeste? Por que Itapuã é do Oeste e Nova Brasilândia d'Oeste? É um adjetivo que nos desafia 24 horas.
No Brasil, quando tudo vai bem na ortografia, alguém a complica. Nomes de cidades ganham apóstrofo, umas sim, outras não.
Apóstrofo é o sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão numa palavra, a exemplo de cobra-d'água, estrela d'Alva, Pau d'Óleo, caixa-d'água, Sant'Ana, Vozes d'África, tempos d'antanho, pingo d'água, etc.
O tempo passa no jovem Estado de Rondônia e ninguém se mexe para uniformizar essa anomalia. Duas academias de letras com pelo menos 50 membros, delegacia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não bastariam para um acerto conjunto?
Machadinho é d'Oeste, Ouro Preto do Oeste. Novo Horizonte e Pimenteiras são do Oeste, mas São Felipe e Santa Luzia são d'Oeste.
O Sol se põe no lado oeste, e não d'oeste.
Padronizem, por favor. Nenhum metro de chão será arrancado em consequência disso, nenhum recurso deixará de ser depositado em conta por causa de um indigitado apóstrofo que melhor se situa na poesia, acredito.
Ou, se a ideia desagradar autores da façanha, metam apóstrofo em todos, antes, combinando com mandatários e linguistas locais.
Confusos, Tribunais, Assembleia, Governo, Câmaras, Prefeituras, mídia, quando não prestam atenção nos documentos de cada cidade, escrevem incorretamente os seus nomes. Ninguém é poupado, e dessa maneira somos todos analfabetos geográficos, demográficos e ortográficos.
Ainda não consultei Girino, antigo funcionário do IBGE, porém, acredito que em cada uma dessas cidades meia dúzia de iluminados entenderam por beleza meter o apóstrofo nesse Oeste. E assim provocaram essa enjoativa busca toda vez que alguém se dirige à autoridade de cada um desses municípios.
Nestes tempos em que redes sociais "assassinam" o vernáculo e poucos consultam dicionários, evitar a dúvida daria menos dor de barriga e indignação.
Há mais a fazer do que esse enfeite dispensável.
MONTEZUMA CRUZ
Noticias da Semana
* JOGOS DE HOJE (14/03/25) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* CAÇANDO COMIDA - Jiboia é flagrada 'passeando' no Espaço Alternativo em Porto Velho
* EMPREGO E TRABALHO - Sine Porto Velho oferece oportunidades de emprego nesta sexta-feira (14)
* HORÓSCOPO 2025 - Confira o horóscopo de hoje (14/03) para seu signo
* CLIMA HOJE - Frente fria leva raios e ventania a região brasileira; confira a previsão
* LÍNGUA DE FOGO – Hoje, o maior problema do Brasil, é Supremo Tribunal Federal