Kabala – Conhecendo Deus e o Universo
Hoje falo um pouco sobre a Kabala esotérica, que é uma doutrina também conhecida como: Cabala, Kabbalah, Qabbala, Cabbala, Cabbalah, Kabalah, Kabbala, que tem por objetivo o conhecimento de Deus e do Universo.
Suas origens remontam ao tempo do surgimento do povo hebreu, tendo por base o misticismo judaico, inicialmente como doutrina empírica. Séculos mais tarde, sob a influência das filosofias neoplatônica e neopitagórica, passou a ter um caráter especulativo.
Teve sua origem formalizada com surgimento do antigo “Livro da Formação” (Sepher Yetsirah), tido como anterior ao século VI e que defende a idéia de que o mundo é a emanação de Deus. Na era medieval teve grande impulso com o surgimento do texto místico “Livro da Luz” (Sheper Bahir) escrito provavelmente antes do século XIII.
As bases primeiras da Kabala estão nos ensinamentos esotéricos dos Essênios que foram incorporados ao imaginário e ao gnosticismo hebreu - "Chochmah" kabalística (sabedoria). Os kabalistas verdadeiramente esotéricos, além de conhecer profundamente os vinte e quatro livros sagrados, também dominam os textos dos sessenta outros livros chamados “ocultos”. Para estes, os livros “ocultos” são a primavera do entendimento, a fonte da sabedoria e a corrente do conhecimento.
Um dos principais eixos da Kabala esotérica é o que denominam como “a árvore cabalística” (árvore da vida), onde o lado direito é fonte de luz e pureza e o esquerdo é fonte de escuridão e impureza. Aqui a dualidade zoroastrista encontra seu mais profundo significado e busca explicar o plano dimensional da dualidade de forma não pontifical, mas antes, do ponto de vista abstrato, buscando o verdadeiro significado da existência material e espiritual. A síntese da “árvore da vida” é ADAM KADMON (o Homem Arquetípico).
Um dos preceitos mais importantes da Kabala esotérica é o advento de ADAM e EVE. A Kabala ensina que na língua dos hebreus a letra do plural é o M. Assim vemos que ADAM (princípio masculino da criação e aqui representando o homem), por terminar com a letra do plural M, representa a coletividade, significando ADAM a humanidade. EVE (princípio feminino da criação e aqui representando a mulher) o contraponto energético, o oposto complementar perfeito. A união dos dois forma a dualidade, o plano dimensional da experimentação, do desenvolvimento do “corpo emocional”. Nada faz referência a pecado, crime e castigo.
Para os místicos esotéricos kabalistas, a natureza de Deus e do Universo, têm um significado não expresso e pode ser assim encarado: “Deus é o lugar-morada do universo; mas o universo não é o lugar-morada de Deus”. Em outras palavras “Deus abarca o universo, mas Ele próprio não é abarcado por nada”.
A Kabala dos números (numerologia kabalística) é um sistema de estudos que atribui às letras de um nome um determinado número o qual possui um significado. De acordo com o resultado e com base em uma série de estudos comportamentais e espirituais, tem-se um mapa do antes, do aqui agora e do futuro da pessoa. A partir do século XVI a Kabala tornou-se mais popular influenciando diretamente o meio esotérico ocidental. A Kabala dos números faz parte da vida dos místicos e de pessoas que buscam explicações para os acontecimentos de sua vida.
Para a Kabala, a letra é uma potência e seu agrupamento forma um nome, dando origem a um centro poderoso de energia. O poder da palavra depende da evolução do homem que a emprega. Enunciada por uma pessoa comum, serve como proteção e para estimular o bem. Enunciada pelo mago branco, suas possibilidades serão bem mais poderosas.
Deus – que tem o nome kabalisticamente oculto sob as letras I, A, V, É – é representado pela letra YOD, décima letra do alfabeto hebraico (YOD = 10). Por esse motivo, o salmo 91 (9 + 1 = 10) é considerado o mais poderoso deles. Se juntarmos ao 10, as grandezas 15, 21, 26, que são, pela numerologia, os valores dos grupos de letras da palavra Jehovah, teremos como resultado 72 (10+15+21+26=72).
Os judeus ortodoxos não pronunciam o nome de Deus, porque, devido à sua potencialidade, seu mantra é muito forte. Por isso, os kabalistas desdobram a palavra para YAVEH, através dos versículos misteriosos do Êxodo e acrescentam as terminações IAH, EL, AEL, AIEL, que traduzidas significam Deus. Estes desdobramentos e terminações deram nome aos 72 anjos.
Aproveitando o ensejo, falo um pouco mais dessas criaturas que coexistem conosco em seu Universo paralelo. Os Anjos são seres ou energias que estão numa vibração paralela à nossa e são responsáveis pelo equilíbrio e harmonia do Universo espiritual.
Na Idade Média era moda discutir sobre eles. O sistema de classificação seguido por nós deriva de um livro escrito por Dionísio, um sírio, e publicado no século VI, sendo usada por São Thomaz de Aquino e Dante Alighieri.
São 72 Anjos principais, divididos em nove Hierarquias Angelicais:
SERAFINS, que personificam a caridade e a inteligência;
QUERUBINS, que refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovial;
TRONOS, que proclamam a grandeza Divina, através da música;
DOMINAÇÕES, que tem o governo geral do Universo e atendem mais rapidamente quando utilizamos os instrumentos mágicos para as invocações;
POTÊNCIAS, que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais;
VIRTUDES, que promovem prodígios e os milagres da cura;
PRICIPADOS, responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da Terra;
ARCANJOS, responsáveis pelas transmissões de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família e
ANJOS, que cuidam da segurança do indivíduo no corpo físico.
Muito mais podemos falar sobre a Kabala e seus misteriosos desdobramentos, mas creio ter esclarecido um pouco mais as mentes dos buscadores de si mesmos que lêem esta coluna. Estou à disposição, via email abaixo, para diálogos mais profundos.
Seja feliz e encontre-se.
Ame-se e evolua.
Marco Anconi
mac.anconi@gmail.com
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo