Sete políticos em conflitos disputam o Prédio do Relógio



 

Duas mulheres e cinco homens querem ser prefeitos de Porto Velho. Eles são o resultado da pré-escolha feita pelos partidos, dezenas, já comprometidos, antecipadamente, com os interesses da agremiação partidária. Melhor: com o que querem e desejam seus dirigentes que, estranhamente, nunca coincidem com as aspirações e necessidade da sociedade, dos eleitores.

Bom lembrar que até a realização das convenções partidárias, e os compromissos que o sujeito assume para sagra-se candidato, o eleitor, fonte e origem do Poder, não foi consultado. As negociações correram contando com o seu voto. Ou seja: seu voto já foi negociado antes mesmo de ser pedido, consentido e concedido.

Continua após a publicidade.

É por isso que a política é, muitas vezes, demonizada como coisa de ladrão. Aí, os bons se recolhem, para não expor seus nomes ao enxovalho da má reputação.

Mas a verdade é que a política, praticada pelos bons ou pelos maus, domina nossa vida. E pior: administra o nosso bolso. Pior ainda: concede super poderes para tiranos que usam a política e as leis, para perseguir, com crueldade, os que toma por adversários, sem considerar aquele de onde se origina todo o seu poder: você e eu, eleitores e otários desta ‘democracia relativa’.  

O fato é que, em Porto Velho, sete pessoas estão aptas e já estão pedindo o seu voto.

Continua após a publicidade.

Logo começará a propaganda eleitoral obrigatória. E eles estarão em todos os canais abertos de televisão e em todas as estações de rádio e redes sociais, simpáticos e sorridentes, com fórmulas prontas, para resolver todos os problemas do município que sedia a Capital de Rondônia.

Uns com muito tempo no rádio e na tv. O que pode vir a ser um problema, invés de vantagem. Outros, com tempo de só falar o nome e o nome do partido. O que é, certamente, uma desvantagem. Os primeiros, com muita grana dos fundos eleitoral e partidário, o que uma vantagem enorme; os demais, com pouca grana dos mesmos fundos, o que é uma abissal desvantagem.

Mas todos eles com suas ‘narrativas’ prontas para te seduzir. E, claro, com seus ‘padrinhos’ avalizando.

Continua após a publicidade.

E você, se não for inteligente, sagaz, acabará dando o seu voto para picaretas. E, dois anos depois, talvez ainda lembre o nome do candidato a prefeito em quem votou. Mas o nome do candidato a vereador ...’como é que é mesmo, Terta?’

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.

Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.

Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.

Fonte: noticiastudoaqui.com                                    



Noticias da Semana

Veja +