Os idosos protegidos e os humilhados



 

Agora os super-idosos e as pessoas com graves dificuldades de locomoção em Porto Velho, passam a contar com transporte público urbano, gratuito, para locomoção nos roteiros e horários pré-estabelecidos, e podem agendar vagas após cadastramento e uso de aplicativo ofertado pela Prefeitura.

Uma das entregas do prefeito Hildon Chaves na reta final do seu segundo mandato, que merece reconhecimento, pela sensibilidade de incluir esta parcela especial da sociedade, no uso do transporte público urbano.

Continua após a publicidade.

Reconheça-se, gostando ou não do político, que o transporte coletivo de Porto Velho era uma zorra total de corrupção e péssima prestação de serviços, que Hildon encarou logo no primeiro mandato.

E resolveu. Hoje a cidade tem a mais nova frota de ônibus entre as capitais do país. Cerca de 170 veículos percorrem a cidade sobre rotas asfaltadas, oferecendo o conforto de ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores e outras tecnologias, dentro dos horários estabelecidos.

Mas não se ver esta mesma empatia com os idosos, nem tampouco com pessoas especiais, nos transportes terrestres intermunicipais e interestaduais.

Continua após a publicidade.

O que se ver é uma falsa propaganda governamental de serviços ofertados aos idosos, que não funcionam. Mesmo sendo em consequência de leis federais ou estaduais.

O que existe mesmo é muita humilhação e vergonha que destrói a auto-estima do idoso.

E tudo por conta de restrições resultantes dos loby’s das empresas de ônibus junto a deputados, senadores e governos, para burlar e negar na lei, o direito que, supostamente, a norma garante.

Continua após a publicidade.

A compra de passagem com 50% de desconto é um blefe. O idoso só pode comprar a passagem uma hora antes do embarque, se ainda tiver vaga e se o ônibus for convencional: velho, sem conforto e nem apoio para as pernas.

Se o veículo for leito, semileito ou executivo, não tem desconto. Só passagem cheia.

Se requerer a passagem gratuita, sempre o atendente, orientado, dirá que a cota reservada para o idoso naquele mês já foi preenchida. Portanto, não tem vaga.

E assim, transformou-se o idoso em pessoa com ‘cidadania relativa’ igual à ‘democracia relativa’. E com a anuência da Agência Nacional dos Transportes Terrestres-ANTT, dos DER’s, dos MP’s e dos empáticos deputados e senadores.

É ou não é UMA VERGONHA!

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.

Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.

Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.

Fonte: noticiastudoaqui.com                                    

 



Noticias da Semana

Veja +