Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, um novo balanço sobre os casos de intoxicação por metanol no Brasil. O país contabiliza, até o momento, 46 casos confirmados de intoxicação após o consumo de bebidas alcoólicas contaminadas. Além disso, 87 ocorrências permanecem sob investigação.
Distribuição dos casos confirmados e suspeitos
A maior parte dos casos confirmados está concentrada no estado de São Paulo, com 38 registros. Os demais casos confirmados foram:
Paraná: 4 casos
Pernambuco: 3 casos
Rio Grande do Sul: 1 caso
Em relação às suspeitas em investigação (87 no total), São Paulo também lidera com 44 notificações. Outros estados com ocorrências sob análise incluem: Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2), Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).
Ao todo, o Ministério da Saúde informou que 528 suspeitas foram descartadas.
Óbitos e investigações
O número de mortes confirmadas causadas pela intoxicação por metanol se manteve em oito desde a última quarta-feira (15). Os óbitos ocorreram nos seguintes estados:
São Paulo: 6 mortes
Pernambuco: 2 mortes
Outros oito casos de óbito estão em investigação, sendo dois em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná. Vinte e seis suspeitas de mortes relacionadas ao metanol já foram descartadas.