|
|
|
Kamala Harris, primeira mulher negra eleita vice-presidente nos EUA, ligou para seu colega Joe Biden para parabeniza-lo por ter sido eleito presidente dos Estados Unidos neste sábado (7). Ela postou o momento nas redes sociais.
"Nós conseguimos! Nós conseguimos, Joe. Você vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos", disse, no vídeo em que aparece ao telefone.
O candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos necessários para ser eleito o 46º presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve começar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.
Na projeção da CNN americana, Biden conquistou a vitória na Pensilvânia e em Nevada, o que garantiu o acréscimo de 26 delegados, dando um total de 279. Os estados de Nevada, Alasca, Geórgia, Carolina do Norte e Arizona ainda prosseguem com a apuração.
Quem é Kamala?
Chegar a um cargo que nunca foi ocupado por alguém de sua etnia ou gênero não é uma novidade para Kamala Harris. Quando chegou à procuradora-geral da Califórnia, foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir o posto.
Também foi a primeira mulher negra a ser senadora pelo estado, a segunda no país. E, neste ano de 2020, ela se tornou a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência indiana a compor uma das chapas dos principais partidos americanos.
Mas o resultado das eleições nacionais deste ano levou ela a lugares antes inimagináveis. Com a vitória de Joe Biden projetada pela CNN, Kamala Harris será a primeira mulher a assumir como vice-presidente dos Estados Unidos, estando mais perto do Salão Oval do que nenhuma outra já esteve.
E mais. Nos EUA, o vice-presidente -- ou, agora, a vice-presidente -- é também a pessoa que preside o Senado Federal. Portanto, outro posto em que Kamala vai substituir o republicano Mike Pence após a vitória.
Fonte: CNN Brasil
