“A era de ouro da América começa agora”. Foi assim que Donald J. Trump iniciou às 14h09 (horário de Brasília) seu discurso inaugural de 29 minutos como 47° presidente dos Estados Unidos. As primeiras palavras do republicano na volta ao cargo refletiram o lema que o conservador traz consigo ao longo de sua vida política: “Make America Great Again” (“Tornar a América grande de novo”, na tradução literal).
Trump quis deixar bem claro, já no início de sua fala, que seu principal objetivo no retorno ao cargo é fazer com que os Estados Unidos voltem a ser respeitados ao redor do mundo, como a potência econômica e bélica que são, sem que ninguém tire vantagem do país norte-americano.
RETOMADA DA CONFIANÇA PERDIDA
Trump prometeu que a nação em breve será “maior, mais forte e muito mais excepcional do que nunca” e que ele retorna ao cargo de presidente “confiante e otimista” de que está “no início de uma nova era emocionante de sucesso nacional”.
– Uma onda de mudanças está varrendo o país – afirmou.
O presidente argumentou também que o governo está enfrentando uma “crise de confiança”, dizendo que um “establishment radical e corrupto” causou estragos na nação por vários anos. Ele afirmou ainda que o governo dos EUA não consegue mais fornecer serviços básicos, apontando para as consequências desastrosas do furacão que destruiu o oeste da Carolina do Norte.
– Tudo isso vai mudar a partir de hoje – assegurou.
fonte pleno news