|
|
|
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontram em debate promovido pela TV Bandeirantes neste domingo (28.ago.2022). O Poder360 acompanha o evento ao vivo. Siga o minuto a minuto:
Eis o que aconteceu na prévia do debate:
20h43 – BandNews, canal pago do grupo Bandeirantes, encerra transmissão do pré-debate.
20h00 – Jair Bolsonaro é o último a chegar para o debate e provoca Globo. “[Lula] não será entrevistado pelo cabo eleitoral dele, o Bonner”, diz. “Não vou aceitar provocações, quero fazer comparações”, completa.
19h44 – Lula chega ao estúdio da Band. Disse que o evento é uma “perspectiva para fortalecer a democracia”. Lula também disse que o debate é um “fato extraordinário”, mas reclamou da quantidade de candidatos. “Quanto mais candidato, melhor”, disse.
19h42 – Grupo Bandeirantes confirma mudança na ordem dos púlpitos dos candidatos. A nova ordem será: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D’Ávila, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet. De acordo com a emissora, o pedido foi feito pela equipe de segurança dos candidatos.
19h40 – Simone Tebet chega à Band para o debate.
19h31 – BandNews sofre com falhas de áudio ao entrevistar candidatos na chegada ao estúdio.
19h31 – Ciro Gomes é o 3º a chegar para o debate. “Quero transformar a educação pública no Brasil na melhor do mundo em 15 anos”, disse o pedetista.
19h27 – Luiz Felipe D’Ávila chega aos estúdios da Band.
19h19 – O Poder360 apurou que Lula irá aos estúdios do Grupo Bandeirantes acompanhado de sua mulher Rosângela da Silva, conhecida como “Janja”, do candidato a vice-presidente da chapa, Geraldo Alckmin, do marqueteiro Sidônio Palmeira, do coordenador da campanha Edinho Silva (PT-SP) e do fotógrafo Ricardo Stuckert.
19h10 – começam a chegar os candidatos que participam do debate. A 1ª a chegar foi Soraya Thronicke. A lei só obriga as TVs a convidar os candidatos de partidos que tenham com representantes na Câmara dos Deputados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
18h59 – Ciro Gomes diz que Band mudou disposição dos candidatos por “pressão das campanhas de Lula e Bolsonaro”. Emissora não se manifestou.
18h11 – Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações) vão acompanhar Bolsonaro no debate, segundo apurou o Poder360.
17h03 – Janones diz que acompanhará Lula no debate.
16h10 – Janja posta vídeo de “toalhaço” em homenagem a Lula na Paulista, principal avenida de São Paulo.
14h39 – Lula (PT) convida seguidores para assistir o debate.
14h21 – Pablo Marçal, que não foi convidado para participar do debate depois de o Pros desistir de apoiar sua candidatura, convoca protesto em frente à TV Band, em São Paulo. “Para manifestarmos a nossa revolta contra esse ataque à democracia”, disse.
13h59 – Eduardo Bolsonaro anuncia live com Pazuello para depois do debate
13h01 – a candidata Sofia Manzano, do PCB, que não irá participar do debate pelo fato de o partido não ter deputado eleito na Câmara, disse que irá reagir ao debate em live ao vivo;
12h46 – o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada em direção à Base Aérea de Brasília para ir à São Paulo participar do debate da Band.
12h22 – Simone Tebet (MDB) convida seguidores para assistir o debate.
12h04 – Ciro Gomes (PDT) convida seguidores para assistir o debate.
11h30 – Felipe D’Avila (Novo) convida seguidores para assistir o debate.
8h – a candidata Vera Lúcia (PSTU) criticou a emissora por não participar do debate. “Em tempos de ameaças golpista de Bolsonaro, precisávamos da divulgação igualitária dos candidatos. Mas infelizmente não me convidaram para o debate. E olha que estou empatada com quem vai lá.”
1º DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS
O debate deste domingo é o 1º realizado com candidatos à Presidência da República. O programa é realizado em conjunto pelas emissoras Band e TV Cultura, o portal de notícias UOL e o jornal Folha de S.Paulo.
A mediação do debate é feita pelos jornalistas Eduardo Oinegue, Adriana Araújo, Leão Serva e Fabíola Cidral (UOL). O programa também conta com perguntas de jornalistas da Band e dos veículos que formam o pool do debate.
Foram convidados a participar os 3 candidatos mais bem colocados nas pesquisas e candidatos de partidos com representantes na Câmara dos Deputados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (UB).
A ordem dos presidenciáveis no estúdio, definida por sorteio, será: Luiz Felipe d’Avila, Soraya Thronicke, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes.
ORGANIZAÇÃO E REGRAS DO DEBATE
-
1º bloco
No 1º bloco do debate, cada candidato tem 1 minuto para responder a pergunta escolhida por jornalistas dos veículos de comunicação que compõem o pool. Depois da 1ª rodada, são feitas 3 perguntas diferentes e 2 candidatos respondem a mesma pergunta. A ordem das respostas é a mesma ordem dos presidenciáveis no estúdio.
Em seguida, é feita a 1ª rodada de perguntas entre os candidatos. Nessa etapa, a ordem definida foi: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luiz Felipe D’Ávilla, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.
-
2º bloco
Neste bloco do debate, os jornalistas do pool de emissoras fazem perguntas para os candidatos. Os jornalistas escolhem quem reponde à pergunta e quem pode comentar a resposta. Todos os candidatos participam desta rodada.
-
3ª bloco
O 3º bloco do debate é marcado por uma nova rodada de embate entre os candidatos. Nesta rodada, segue a seguinte ordem: Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Luiz Felipe D’Ávila.
Depois do confronto entre os candidatos, é realizado uma nova rodada de perguntas dos jornalistas. Novamente são feitas 3 perguntas diferentes, com 2 candidatos respondendo a mesma pergunta.
PODERDATA
De acordo com a última pesquisa PoderData, divulgada em 17 de agosto, Lula tem 44% das intenções de voto no 1º turno. Bolsonaro registrou 37%.
Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida com 6%. Empata tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que marca 4%, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais. Soraya e Felipe D’Ávila não pontuaram na pesquisa.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.
(Poder360)
