Evento da dupla sertaneja foi em hotel em que estavam a cúpula do PSD e ministros do partido no governo Lula, junto com Gilberto Kassab; sigla foi tratar de planos para as eleições de 2024 e 2026
![]() |
A dupla Chitãozinho e Xororó lançou o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), a presidente do Brasil durante um show no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR), na 6ª feira (1º.set.2023).
“Um político honesto, correto, de uma família maravilhosa e que vem no meio do povo. Quem sabe um dia este homem não vai ser o nosso presidente? Pode contar com meu voto”, disse Chitãozinho ao agradecer a presença do governador. O público presente ao show aplaudiu a fala do sertanejo.
Assista ao momento em que Chitãozinho fala de Ratinho Jr. (38s):
A dupla se apresentou no mesmo hotel em que foi realizado o encontro semestral da bancada federal do PSD. Além de Ratinho Jr. e de deputados do partido na Câmara, participaram do evento em Foz do Iguaçu em 1º e 2 de setembro o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e os 3 ministros filiados à legenda e que estão no governo Lula:
-
Alexandre Silveira – ministro de Minas e Energia;
-
Carlos Fávaro – ministro da Agricultura;
-
André de Paula – ministro da Pesca.
Apesar de estar na base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mesmo com 3 ministérios, o PSD discutiu rumos próprios para as eleições de 2024 e as de 2026. O Poder360 apurou que, internamente, o partido avalia que sempre lançará um candidato.

Deputados federais do PSD durante encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná
Ratinho Jr. não esconde de aliados que tem planos de concorrer para presidente no futuro. Tem a seu favor o fato de o cenário da centro-direita e da direita estar indefinido com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL).
A razão de o encontro ter sido realizado no Paraná seria pelo fato de o Estado ter maior número de deputados da legenda: 7.
O foco do partido é, inicialmente, as eleições de 2024.
O PSD quer ampliar seu número de prefeitos, principalmente nas capitais. A legenda administra 5:
-
Belo Horizonte – Fuad Noman;
-
Curitiba – Rafael Greca;
-
Florianópolis – Topázio Neto;
-
Rio de Janeiro – Eduardo Paes;
-
São Luís – Eduado Braide.
(Poder360)
