O Município conquista 2º lugar no ranking do café e Ismael Crispin ressalta força da agricultura familiar



Com uma produção de 44 mil toneladas, município tem se destacado como modelo a ser seguido.

 

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam São Miguel do Guaporé como o 2º maior produtor de café no ranking nacional. Atrás desse sucesso, está o trabalho incansável dos produtores rurais e também o apoio contínuo do deputado Ismael Crispin à agricultura familiar

Continua após a publicidade.

Segundo Ismael Crispin, São Miguel do Guaporé tem se destacado como um modelo a ser seguido. Com uma produção de 44 mil toneladas, a cidade representa um caso de sucesso que exemplifica o potencial da agricultura familiar em Rondônia. “Estou imensamente orgulhoso do que conseguimos realizar em São Miguel do Guaporé. É uma vitória não apenas para a cidade, mas para todo o estado e para a agricultura familiar. Hoje celebramos principalmente, a força dos nossos produtores rurais”, celebra Crispin.

Na oportunidade, o parlamentar apontou que têm trabalhado arduamente para incentivar a agricultura familiar, destinando recursos significativos para a aquisição de implementos agrícolas. “Esses recursos são catalisadores para o crescimento e o aumento da produtividade. A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado e temos o dever de continuar investindo e apoiando os pequenos agricultores. Isso é apenas o começo”, disse.

O IBGE mostrou um crescimento de 24,1% na produção de café em Rondônia entre 2021 e 2022, passando de 162 mil toneladas para 201 mil toneladas. O estado contribui com 6,4% da produção nacional. Enquanto a área de cultivo caiu 53,9% na última década, a produtividade aumentou consideravelmente, de 687 quilogramas por hectare para 3.509 quilogramas por hectare.

Continua após a publicidade.

Mais destaque

Outros municípios de Rondônia também figuram entre os 100 maiores produtores de café do Brasil. Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia d’Oeste, Buritis, Ministro Andreazza e Cacoal são alguns dos nomes que se destacam no cenário nacional.

Texto: Laila Moraes / Assessoria parlamentar

 

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +