Justiça revoga prisões de 22 acusados de integrar organização criminosa especializada em tráfico



 

Os acusados estavam presos há aproximadamente 11 meses. A operação aconteceu em oito estados, incluindo Rondônia. Na época a PF sequestrou 150 veículos de luxo, aeronave, lancha e imóveis comprados com o dinheiro ilícito do tráfico.

A Justiça de Rondônia revogou, na terça-feira (2), a prisão preventiva de 22 réus da Operação Carga Prensada, acusados de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Eles estavam presos há aproximadamente 11 meses.

Continua após a publicidade.

Natielly Karlailly Balbino, filha do ex-deputado Nilton Capixaba, é uma das pessoas que foram atendidas com a decisão. Três homens apontados como líderes da organização também fazem parte do grupo de réus que tiveram a prisão preventiva revogada.

Natielly estava em prisão domiciliar desde outubro de 2021, depois de alegar que os filhos dependiam de seus cuidados. Com a decisão recente, ela e outro réu que estava em prisão domiciliar não precisam mais utilizar tornozeleira eletrônica.

Continua após a publicidade.

Para conceder a liberação, o juiz Adriano Lima Toldo avaliou, entre outros pontos, que os bens imóveis da organização foram apreendidos e as empresas que, em tese, eram utilizadas para a lavagem de dinheiro foram bloqueadas.

Também é de entendimento do juiz, que a organização criminosa foi "interrompida e inviabilizada" com a ação policial e, portanto, "não há risco atual para a ordem pública e ação penal". Também foi considerado que a maioria dos réus foram ouvidos, assim como as testemunhas do caso.

Restrições

Continua após a publicidade.

Para manterem o direito à revogação da prisão, os réus devem comparecer a todos os atos processuais e manter os endereços e contatos atualizados nos autos até o final do processo. Além disso, devem cumprir as seguintes regras:

  • Não manter contato entre si ou com testemunhas até a conclusão do processo;

  • Não se ausentar da zona de domicílio sem autorização judicial;

  • Não sair da residência entre 19h até às 6h ou em nenhum momento de fins de semana, feriados e folgas;

Procurada pelo g1, a defesa da ré citada informou que não há nada a declarar sobre a sentença.

Operação Carga Prensada

A operação carga prensada foi realizada no dia 15 de setembro de 2021 em oito estados, incluindo Rondônia. Na ação foram cumpridos 45 mandados de prisão e 63 mandados de busca e apreensão.

A PF sequestrou 150 veículos de luxo - incluindo Land Rover, BMW e Camaro -, aeronave, lancha e imóveis comprados com o dinheiro ilícito do tráfico pela organização criminosa. A Justiça também autorizou o bloqueio de contas da organização criminosa nas redes sociais.

Segundo investigação da PF, os integrantes da quadrilha faziam o envio de grandes quantidades de cocaína de Rondônia, através de caminhões, para outros estados.

(G1)

 



Noticias da Semana

Veja +