Hora de decisão
Não se discute a importância do debate político no rádio, no palanque eletrônico, na televisão, como um dos instrumentos da democracia. Consciente disso, a imprensa tem oferecido ampla cobertura à atual campanha, garantindo oportunidades iguais. Em nível estadual, os principais jornais de Rondônia vêm abrindo espaços generosos para entrevistas com os postulantes ao governo do Estado, faltando, apenas, a realização do grande debate entre eles.
Infelizmente, nem todos os postulantes têm sabido aproveitar essa oportunidade impar para levar suas mensagens à população, insistindo na mesmice e na apresentação de propostas ridículas, que jamais sairão do papel, em vez de dizerem, em linguagem simples e direta, para que todos compreendam, como vão fazer, por exemplo, para reduzir a criminalidade – um dos problemas que mais aflige a sociedade, ao lado da questão do desemprego.
Não custa lembrá-los, contudo, que a população que vai às urnas, em outubro, está mais amadurecida pelos ventos democráticos. Ela não se deixa mais enganar com tanta facilidade. Sabe que, bem no fundo, estão tentando enganá-la, querendo a manutenção do atual estado de coisas, que nada muda na essência em nível de direitos e garantias individuais e coletivas.
Governar um estado como Rondônia é um desafio para gigantes. É inegável que houve algumas conquistas no governo Confúcio Moura, mas elas perdem o eventual brilho diante da cruel realidade de hoje, como a onda de violência que aterroriza a população rondoniense, com relevo para a cidade de Porto Velho.
São problemas antigos e de difícil solução. Rondônia possui um tremendo potencial ainda inexplorado. Faltam quarenta e sete dias para o grande dia. É tempo suficiente para que, depois de uma campanha exaustiva pelos meios de comunicação e pela análise do perfil de cada candidato, o eleitor possa tomar o melhor caminho. Nas mãos de cada rondoniense repousa a responsabilidade. Cuidado! Tem candidato dizendo que será o governador da mesmice, mas os fatos se encarregam de revelar o contrário.
Noticias da Semana
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas