Jornal catalão põe gente da capa e renasce | Notícias Tudo Aqui!

Jornal catalão põe gente da capa e renasce

Compartilhe:
ColunistaMontezuma Cruz

Qual o destino do impresso na era digital? Sobreviver. E sobrevivem os competentes.

Assim ocorre na Espanha, onde o Diário de Sabadell [Diari na língua de lá]* passou por reforma gráfica e editorial, conseguindo escapar à degola  entre  dezenas de impressos que vêm deixando de circular, por falta de criatividade.

Comentário do reformador de jornais Eduardo Tessler em seu site Mídia Mundo: “Não basta ter o melhor desenho, um projeto editorial vencedor e uma perfeita organização. Um jornal precisa ter, acima de tudo, uma equipe inteligente. Criativa. E sensível”.

“O Diario de Sabadell  (Sabadell, Espanha) com apenas duas semanas de "renascimento" está encantando pela qualidade de seus temas,  dos seus enfoques. A capa da edição que vai às bancas amanhã é uma obra de arte”.

Além do Brasil, a empresa de Tessler tem trabalhado em Portugal, Argentina, Colômbia, e Estados Unidos.

 

MONTEZUMA CRUZ

(*) Língua românica derivada do latim vulgar falado pelos romanos na Idade Antiga. Distribuído por uma superfície de 68 730 km², os seus 10 milhões de falantes distribuem-se por toda a vertente oriental da Península Ibérica, Ilhas Baleares e na cidade de Algueiro (na Sardenha). Possui cinco grandes dialetos (valenciano, norte-ocidental, central, balear e rossilhonês), que juntamente com o algueirês se dividem em 21 variantes agrupadas em dois grandes blocos: o catalão ocidental e o oriental.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui