JUSTIÇA MILITANTE CONTRA A DIREITA - Justiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos
O influenciador digital e empresário Pablo Marçal (PRTB) foi condenado na tarde desta sexta-feira (21) pela Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral de 2024 à Prefeitura de São Paulo. Cabe recurso ao TRE-SP.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da primeira Zona Eleitoral da capital, tornou o ex-candidato a prefeito inelegível por oito anos, a contar de 2024.
O magistrado analisou em conjunto duas ações, ajuizadas pela coligação encabeçada pelo PSOL, partido do então candidato à prefeitura Guilherme Boulos, e pelo PSB.
Na ação movida pelo PSB, foi apurada a venda do apoio de Marçal a candidatos a vereador em troca de doação para sua campanha na forma de Pix no valor de R$ 5.000, conforme divulgado em vídeos na rede social Instagram.
Segundo a sentença do magistrado, o abuso de poder político foi consumado, entre outros motivos, pelo uso de rede social para disseminar desinformação sobre o sistema de arrecadação eleitoral baseada no Fundo Partidário e para realizar propaganda eleitoral negativa dos adversários.
fonte g1
Noticias da Semana
* PREVENÇÃO SALVA VIDAS - Energisa alerta sobre os riscos de choques elétricos durante carnaval
* SANGUE ENCHARCA A TERRA - Homem de 30 anos é assassinado a tiros na Vila da Penha, em Porto Velho
* NARCOTRÁFICO DOMINA O BRASIL - Trégua entre PCC e CV foi “falha de comunicação”, aponta relatório
* POVO CLAMA AO SENHOR - Brasil se une em oração pela saúde do Papa Francisco