Feira de Oportunidades e Negócios Rurais será em três semanas | Notícias Tudo Aqui!

Feira de Oportunidades e Negócios Rurais será em três semanas

Compartilhe:
ColunistaAroldo Vasconcelos

Nos anos de 2013 e 2014 eu tive o privilégio profissional de estar na equipe de coordenação geral da Feira Rondônia Rural Show, um evento da economia rural em nosso estado que é administrado pelo governo desde 2011 na cidade de Ji-Paraná, sempre no final do mês de maio.

Muito bem, este ano de 2018, na ultima semana de maio teremos a sétima edição da Feira que reúne toda a estrutura de governo, Federal, Estadual, prefeituras, associações, entidades sindicais,
pesquisadores, compradores, vendedores, produtores, agricultutores, estudantes, técnicos, empreendedores de todas as cadeias produtivas e curiosos.

Lembro que em 2013 o resultado dos financiamentos passou dos 350 milhões de Reais; recursos do Plano Safra transferidos aos produtores rurais por meio do BASA, Banco do Brasil e pela rede de crédito do sistema de cooperativas. Em 2014 foram mais de meio bilhão de reais agora com a chegada da CAIXA com seus programas de investimento no agro e também com o BANCO DO POVO e crédito rural de bancos privados que aderiram a participação na Feira.

Esse crédito rural publico e privado alimenta o ciclo produtivo na economia primária de Rondônia e não sem razão a Feira Rondônia Rural Show é programada para o penúltimo mês dos Planos Safra, posto que antes do evento no centro do estado e no mês de junho é que se fecham
os mais de três ou quatro mil contratos de pedido de recursos.

O segredo desse sucesso é a localização, acontece no centro do estado; o empenho de toda a estrutura de governo em promover e divulgar 100 antes; os espaços para o comercio é gratuito; e, lógico: o credito rural concedido com o apoio da EMATER e das várias consultorias
privadas.

O governo ainda não revelou a meta de movimentação financeira para este capitulo de 2018 da, mas com espaço novo e com a regularização fundiária ocorrida nos dois últimos anos não será complicado se a soma total de financiamentos e outros negócios chegar a R$ 700 milhões.

Apenas para lembrar, os investimentos públicos na feira são mínimos quando se compara os efeitos em impostos arrecadados apenas em 100 dias após a virada do semestre - quando as notas fiscais foram emitidas e carimbadas.

Em 2016 por exemplo a receita estadual abocanhou perto de R$ 90 milhões de reais com o resultado das vendas obtidas em função do crédito alcançado por 3.876 produtores.

Maio está chegando, vamos separar a calça jeans, as botas e também os bonés e chapéus - está chegando aí a sétima edição da Feira de Negócios Rurais de Rondônia, a Rondônia Rural Show - sucesso em parceria público privado que certamente merecerá um dia um estudo de caso pelo sector académico.

Francisco Aroldo *
*Economista *
*Celular: (69) 9.9292 - 00 69*


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui