Nos primeiros dias de abril, o nível da água no trecho da BR-425 afetado pela cheia do rio Madeira recuou 4 centímetros. No entanto, neste sábado (5), houve uma leve elevação, mantendo a rodovia interditada e oferecendo riscos elevados para quem tenta atravessar a área alagada.
No quilômetro 30, em Nova Mamoré, a lâmina d'água atinge 80 centímetros em alguns pontos críticos. Moradores de Guajará-Mirim e Nova Mamoré enfrentam isolamento ou arriscam a travessia em ônibus e caminhões, apesar das recomendações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para evitar o trecho. A PRF, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está bloqueando a passagem de veículos pequenos no primeiro ponto de alagamento e orientando os motoristas a utilizarem um desvio existente.
O desvio está recebendo manutenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para garantir condições mínimas de tráfego. Após esse trecho, o trajeto conta com apoio de guinchos para veículos que enfrentam dificuldades.
Além disso, a Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) disponibilizou dois servidores e um caminhão guincho para auxiliar na travessia de veículos menores nos pontos alagados da BR-425, especialmente no Igarapé Araras, próximo ao km 30, entre a Vila da Penha e Nova Mamoré.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, sobrevoou a região afetada para avaliar a situação e acompanhar de perto as ações promovidas pelo governo estadual. Ele destacou a importância das medidas emergenciais adotadas e elogiou o trabalho das equipes envolvidas, visando minimizar os impactos causados pelas enchentes e garantir assistência emergencial à população afetada.
Fonte: noticiastudoaqui.com