Uma operação conjunta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal resultou na apreensão de 7.500 cabeças de gado e na aplicação de mais de R$ 7 milhões em multas na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.
A segunda fase da Operação Boi Fantasma foi deflagrada nesta quinta-feira (25) e teve como foco a repressão ao desmatamento ilegal e à comercialização de gado criado em terras públicas embargadas.
Durante a ação, os agentes lavraram mais de 54 autos de infração contra pecuaristas que utilizavam áreas de proteção ambiental para criação ilegal de rebanhos.
As multas foram direcionadas a produtores que, além de praticarem desmatamento sem autorização, também negociavam gado com frigoríficos, mesmo provenientes de regiões embargadas por crimes ambientais.
A operação faz parte de uma estratégia mais ampla de combate à grilagem de terras e à destruição da floresta amazônica, prática que impacta diretamente as comunidades tradicionais que vivem na reserva e a biodiversidade da região.
Segundo o ICMBio, o gado apreendido deverá ser encaminhado para destinação adequada, em conformidade com a legislação ambiental vigente.
As investigações continuam para responsabilizar todos os envolvidos no esquema ilegal.
Fonte: niticiastudoaqui.com
(69)3901-3176
(69) 3901-3167
(69) 3214-4647
(69) 3224-6380
(69)3901-3176