A cena ocorreu nesta quarta-feira, em frente à sede da Secretaria Municipal da Ordem Pública
![]() |
Agentes da Guarda Municipal de Salvador, na Bahia, jogaram uma bomba em vendedores ambulantes que tentam se credenciar para trabalhar no Carnaval da capital baiana. A cena ocorreu nesta quarta-feira, 8, em frente à sede da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop). Não há feridos.
O credenciamento, feito exclusivamente pela internet, começou às 10 horas e deve seguir até as 10 horas de quinta-feira 9. A TV Bahia flagrou o momento em que os agentes jogaram a bomba nos vendedores. As imagens mostram que os explosivos saíram de um pátio interno da Semop.
Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), disse que vai apurar o caso. A GCM informou que os agentes receberam uma solicitação depois de ambulantes supostamente tentarem bloquear o acesso a vias. A Guarda Civil alega que houve uma confusão generaliza, com depredação do patrimônio público.
Imagens divulgadas pela GCM mostram dois homens arremessando uma pedra contra a secretaria. Ao mesmo tempo, a maioria dos ambulantes corre para tentar se proteger. A GCM informou que teve de fazer uso progressivo da força.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) informou que, em razão do elevado número de acessos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA), o serviço teve de ser temporariamente suspenso.
O cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 reabriu às 14 horas desta quarta-feira. A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador informou, em nota, que trabalha para resolver o problema.
(revistaoeste)
