Entre os manifestantes presos em Brasília, 5 têm mais de 70 anos



 

Em Brasília, 34 manifestantes idosos estão presos por causa dos protestos de 8 de janeiro. Nesta quarta-feira, 8, faz um mês que as prisões começaram.

Dos prisioneiros idosos, cinco têm a partir de 70 anos e dez são mulheres. Na maior parte dos casos, eles estão distantes de casa. Apenas dois têm residência em Brasília — o restante veio de Estados de Norte a Sul do Brasil.

Continua após a publicidade.

Quase mil brasileiros continuam detidos. Em média, os prisioneiros têm 45 anos de idade — 44 para os homens e 47 para as mulheres.

Entre os manifestantes ainda presos em Brasília, um homem do Estado de São Paulo prestes a completar 75 anos tem a idade mais avançada. O mais novo é um rapaz de Alagoas, que fez 18 anos sete meses antes dos protestos de janeiro. Para a mulheres, a faixa varia de 20 a 70 anos.

As informações fazem parte de um levantamento feito por Oeste nas mais recentes listas oficiais com os nomes dos cidadãos que permanecem detidos. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal publicou os documentos nesta quarta-feira.

Continua após a publicidade.

O Governo Distrital cita exatamente 916 presos. São 611 homens no Centro de Detenção Provisória II e 305 mulheres na Penitenciária Feminina. Todos no complexo da Papuda.

Apenas 35 prisioneiros são do Distrito Federal. O restante vem de quase todos os Estados do Brasil. Apenas o Amapá ficou fora da lista.

Dos Estados do Norte, por exemplo, existem 64 detentos. Outros 115 são do Nordeste, 168 do Centro-Oeste, 206 do Sul e 363 do Sudeste.

Continua após a publicidade.

Além disso, dos prisioneiros que foram soltos, 460 estão com tornozeleira eletrônica. Essa listagem também tem cidadãos de Norte a Sul do Brasil e com as mais variadas idades. Deles, o mais novo é um manifestante que completou 18 anos duas semanas antes de ser preso.

(revistaoeste)



Noticias da Semana

Veja +