Reflexão oportuna
Aproximam-se as festas de fim de ano. Carnaval e passagem de ano geralmente são períodos marcados pelo crescente índice de violência. Isso porque o clima de euforia conduz a certas práticas agressivas, sobretudo associadas ao aumento de consumo de bebidas alcoólicas. As festas nos salões e o frenético trânsito de veículos contribuem para aumentar o grau de risco a que estão sujeitas as pessoas, que parecem extravasar neste período as mágoas e os ressentimentos acumulados durante o ano.
Chama a atenção, ainda, à súbita alteração no comportamento de pessoas que, durante o ano inteiro, ignoram (ou fingem fazê-lo) as reais condições em que sobrevive a maioria de seus irmãos, e deixam-se seduzir pela mais desenfreada exploração, exatamente a que constrói uma sociedade marcada pelas desigualdades e a violência decorrente. Mas, há, também, os que aproveitam esse período para praticar a solidariedade, ausente por todas as demais semanas do ano.
Enquanto não nos convencermos de que nossa paz é função direta da satisfação das necessidades dos mais pobres; enquanto não nos considerarmos um pouco responsáveis pelo aparecimento cada vez mais crescente de novos contingentes de miserabilidades; enquanto, enfim, nos contentarmos em olhar para nossos próprios umbigos, dificilmente seremos dignos do respeito de nossos concidadãos
Noticias da Semana
* TORTURADO E ESPREMIDO ATÉ O 'BAGAÇO' - Moraes mantém benefícios de acordo de delação de Cid
* STF AMPARA BANDIDOS E CRIMINOSOS - STF manda soltar 15 membros de quadrilha de tráfico de drogas
* SANGUE NAS RUAS DA CIDADE - Motociclista é assassinado a tiros no meio da rua em ji-Paraná
* O MONSTRO DA FAMÍLIA - Homem suspeito de estuprar filha é preso em Machadinho d'Oeste, RO
* MELHORANDO A CONTA BANCÁRIA - Alero recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário
* NISSO PF DO STF USA 'CRIATIVIDADE' - General e outros militares são presos pela PF
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei