Reajuste no preço dos combustíveis ameaça disparar a inflação

Mais um aumento no preço dos combustíveis atiçou a imaginação dos analistas e provocou profecias as mais desastradas. Teme-se que, a partir dai, desencadeie-se intensa onda altista, que prejudique ainda mais a população e jogue para os píncaros os preços de todos os gêneros. O que se observa, na realidade, é que a sociedade vai caminhando para uma situação de pânico, a cada novo reajuste no preço dos combustíveis ou toda vez em que são divulgados os números da inflação.
Ajuda a contribuir para esse sentimento a experiência anterior. Quando a sociedade já conheceu outras medidas anti-inflacionárias e acabou por ver-se condenada a sofrer ônus insuportáveis, parece natural que se mostre reservada quanto aos efeitos de novas medidas. Afinal, é sempre mais fácil aprender na dor e, esta, reconheça-se, não tem faltado para os brasileiros. Mesmo se a credibilidade governamental se revela vigorosa, não é por demais manter reservas, pelas razões já expostas.
Se, porém, à natural desconfiança aliam-se outros fatores, ai então se estabelece uma situação que não pode ser tratada com semelhante receita. É isso que a sociedade parece estar sentindo, ou seja, certa perplexidade, porque a inflação recalcitra e ao mesmo tempo certa suspeita a propósito de onde estão esses fatores que complicam mais o quadro. O resultado de tudo isso todos conhecemos. É hora de o governo, com a determinação que o tem caracterizado, procurar identificar quais os reais beneficiários da inflação e como eles vêm agindo, para tornar inócuo a iniciativa governamental de colocar ordem em nossa economia. Assim, o combate à inflação terá êxito e a sociedade poderá respirar aliviada.
Por Valdemir Caldas
Noticias da Semana
* PERSEGUIDO PELO 'SISTEMA' - Prisão de William Homem do Tempo completa mais de 120 dias
* RABELO NO FERIADÃO – O Arraiá de Preço Baixo é festa para o seu bolso; venha conferir
* EVENTO INCOMPATÍVEL COM O SENHOR - Homem cita versículos da Bíblia em evento LGBT e acaba preso
* FAMÍLIA... ÓDIO E VINGANÇA - Filho de Lula sobre Sergio Moro: “Quero mais é que vá preso”
* DESENROLA BRASIL - Grandes bancos pretendem aderir ao programa de renegociação de dívidas
* ESPERTO SE DEU MAL - Apenado é baleado na cabeça após tentar fuga do presídio Urso Branco