A sociedade quer paz!
Os rondonienses entraram 2024 com um histórico macabro de violências. Em 2023 não foi diferente. O ano que se foi deixou um pesado histórico de brutalidades de todas as ordens e produtoras das mais graves consequências até àquela que elimina a vida. Experimentamos a exacerbação da maldade. A cada dia, a luta pela paz ganha uma dimensão de necessidade.
Foram-se janeiro e fevereiro de 2024. Começamos o mês de março e os números da violência permanecem em alta. Parece que só as autoridades responsáveis pela segurança da população não conseguem ou fingem não enxergar a brutal realidade que vivemos, esquecendo-se de que a elas cabem a tarefa de colocar o estado como agente de paz e não como patrocinador da discórdia e de conflitos.
Políticos e dirigente públicos enchem a boca para falar de paz. Muitos, sequer, nem sabem o seu verdadeiro significado. Paz é uma palavra maravilhosa, que significa confiança, tranquilidade, mansidão, despreocupação, segurança. Jesus disse: “Eu deixo para vocês a paz, Eu lhes dou a minha paz”. Em sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo fala da paz que excede a todo o entendimento, que guarda os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus, uma paz, portanto, que nos transforma e nos tornar úteis neste mundo em que vivemos, carregado de ódio, ganância, individualismo, injustiças, vingança e violência.
Precisamos não somente compreender como também viver a essência da palavra paz. Precisamos aprender e exercer o verdadeiro sentido da expressão tolerância e, consequentemente, respeitar uns aos outros. Como seres humanos, precisamos nos reencontrar, afastando para cada vez mais longe a violência institucionalizada, praticando a verdadeira paz, pois é ela que pode revelar uma outra razão para a existência humana.
(*) Valdemir Caldas
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo