FATO HISTÓRICO - Ex-jogador e ídolo do Liverpool duvida de mil gols de Pelé: 'Mito'
Jamie Carragher, que marcou quatro gols na carreira, disse entre risadas dos colegas que não acredita nos feitos do Rei
Uma polêmica envolvendo Pelé virou assunto do noticiário esportivo britânico nesta terça-feira (15). O ex-jogador e ídolo do Liverpool Jamie Carragher, que trabalha atualmente como comentarista, afirma não acreditar que o Rei do Futebol tenha alcançado a marca de mil gols na carreira, façanha noticiada em 1969, em jogo contra o Vasco, pelo Santos, quando o atleta tinha 29 anos.
A declaração foi feita durante o programa Monday Night Football, do canal Sky Sports, em uma comparação entre Pelé e Cristiano Ronaldo – líder do quesito no futebol atual. A "teoria" foi compartilhada durante um debate com outros convidados, incluindo Gary Neville, ex-capitão e ídolo do Manchester United.
"Eu falei sobre isso na reunião hoje. Eu disse que Pelé tem um pouco de mito. Não acredito nos seus mil gols. Mas não me parece legal, não é? Chamar Pelé de mito", disse Carragher entre risos.
No fim de semana, Cristiano Ronaldo balançou a rede três vezes na vitória do Manchester United sobre o Tottenham, por 3 a 2. Com os gols, o atacante português chegou à marca de 807 em jogos oficiais na carreira. Por sua vez, Pelé fez nada menos que 1.283 gols, uma marca praticamente impossível de ser batida pelo português de 37 anos.
Não são todos, porém, que concordam com a contagem numerosa de gols de Pelé, e há quem afirme que o astro português já superou a marca do brasileiro enquanto ainda atuava na Itália, pela Juventus. Segundo a Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), Pelé, na verdade, marcou 762 gols em jogos oficiais. Isso porque a organização também contabiliza gols em amistosos da seleção paulista e no torneio sul-americano militar. Sem levar em consideração esses torneios, o Rei teria 757.
Pelé esteve em atividade numa época em que era comum grandes equipes excursionarem ao redor do mundo para fazer amistosos. Segundo a RSSSF, oficialmente, Pelé tem 642 gols pelo Santos, 77 pela seleção brasileira e 43 pelo Cosmos, dos Estados Unidos.
(R7)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* LÍNGUA DE FOGO – Legislativo e Judiciário estão de volta: o que esperar em 2025?
* MS DA MORTE - Dengue registra mais de 170 mil casos e 38 mortes apenas em janeiro
* PROCURADO E CAÇADO - Polícia Civil pede ajuda para localizar foragido da justiça
* REVISÃO DA 'FICHA LIMPA' - 8 anos de inelegibilidade é um tempo extenso, diz Hugo Motta à CNN
* OPINIÃO DE VALDEMIR CALDAS - Se essas pessoas querem brigar, que briguem pelo povo
* NÃO É SOLUÇÃO, É PALIATIVO - Prefeitura avança com Operação Tapa-Buracos nas ruas de Porto Velho
* EMOÇÃO E COMOÇÃO - Pastores de várias denominações se despedem de bispa Keila