A eleição passou, agora vem a parte mais difícil: cumprir as promessas!

Incluo-me entre os quase cento e vinte milhões de brasileiros que, por força de lei, compareceram às urnas no segundo turno das eleições de novembro para escolherem o candidato de sua preferência ao posto máximo da República.
É impressionante como muita gente ainda enche a boca para exaltar a democracia brasileira. Na teoria, vivemos em um país democrático. Isso não se discute. Na prática, porém, estamos muito longe disso. Se democracia pressupõe liberdade de escolha, direito de ir e vir, fazer ou deixar de fazer alguma coisa, como justificar ser o cidadão obrigado a deixar o conforto do seu lar para votar, sob pena de multa? No caso de servidor público, o castigo é mais severo.
Lula venceu a corrida presidencial com quase sessenta milhões e meio de votos. Foi uma eleição não somente bastante disputada como também eivada de ilações. Não foram poucos os que atacaram a confiabilidade do sistema de contagem de votos, sendo o presidente Jair Bolsonaro o que mais questionou a integridade do processo eleitoral, sem, contudo, apresentar argumentos sólidos que justificassem sua desconfiança nas urnas eletrônicas.
Fato é que Lula retornou ao Palácio do Planalto. A partir de agora, vem a parte mais difícil, ou seja, colocar em prática as promessas feitas ao povo durante a campanha eleitoral. Lembrando que o eleitor paciente de hoje, seduzido pelo mundo encantado na fantasia, será o carrasco implacável de amanhã.
A partir de agora, é orar para que Lula cumpra com tudo o que prometeu ao povo, desempenhando seu mandato com honestidade, seriedade, responsabilidade e respeito à população, independente de coloração partidária, sexo, cor, religião ou classe social, pois, como ensina o livro de Provérbios (29:2), quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. Vamos esperar para ver.
(*) Valdemir Caldas
Noticias da Semana
* VIDAS DESTRUÍDAS - Mãe aos 13 anos é morta grávida pelo ex: a trágica história de Géssica
* GRANDEZA PELA NAÇÃO - Zelensky afirma que renunciaria à presidência pela “paz” na Ucrânia
* BANDIDOS DERAM BOBEIRA - Flagrados com drogas oferecem R$ 10 mil a policiais militares
* DOMINGO DE FISCALIZAÇÃO - TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho
* FIQUEI RICO, FIQUE? - Mega-Sena: veja o resultado deste sábado; prêmio é de R$ 117 milhões
* AMOR SEM FRONTEIRAS - Ex-atriz do 'Zorra' vai se casar com ex-chefão da CBF, 50 anos mais velho
* TRANSPORTE PARA AUTISTAS - Prefeitura de Porto Velho entrega primeiro ônibus inclusivo de Rondônia