Sem médicos, remédios e estrutura, indígenas interditam a BR-364 para cobrar resposta do governo



A BR-364 foi totalmente bloqueada na manhã desta quarta-feira (8), nas proximidades da ponte sobre o distrito de Riozinho, em Cacoal, durante uma manifestação de indígenas que cobram melhorias na assistência à saúde nas aldeias e mudanças na gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Vilhena. O protesto provocou longas filas de veículos nos dois sentidos da principal rodovia federal de Rondônia e mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo as lideranças indígenas, o movimento denuncia problemas considerados recorrentes no atendimento prestado às comunidades, como falta de medicamentos, dificuldades para transporte de pacientes, deficiência na estrutura de atendimento e carência de profissionais de saúde. Entre as reivindicações também está a exoneração da atual coordenadora do DSEI de Vilhena, apontada pelos manifestantes como responsável pela crise enfrentada nas aldeias. O bloqueio integra uma mobilização iniciada há cerca de duas semanas e, até o fechamento das reportagens, não havia manifestação oficial da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) ou do Ministério da Saúde sobre as reivindicações.

image.png


Durante o protesto, apenas ambulâncias e veículos em situações de urgência e emergência foram autorizados a atravessar o bloqueio. A interrupção do tráfego afetou o transporte de cargas e passageiros em um dos principais corredores logísticos da Região Norte, causando transtornos a motoristas e empresas que dependem da BR-364 para o escoamento da produção.

A mobilização evidencia os desafios enfrentados pela saúde indígena em Rondônia e reforça as cobranças por investimentos, gestão eficiente e regularidade no fornecimento de medicamentos, insumos e atendimento às comunidades. Os manifestantes afirmam que permanecerão mobilizados até que recebam uma resposta das autoridades federais para as demandas apresentadas.

Fonte: noticiastudoaqui.com



Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +