
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) informou que um exame identificou a presença da bactéria Escherichia coli, conhecida como E. coli, na água utilizada por alunos e funcionários do campus de Porto Velho. Por causa disso, as aulas foram suspensas até sábado (27).
A E. coli pode causar sintomas como febre, náusea, vômito e diarreia. Em casos mais graves, a infecção pode provocar complicações sérias, com risco de morte.
Segundo a universidade, dois testes foram realizados. Um deles indicou que a água estava própria para consumo, enquanto o outro apontou a presença da bactéria. Diante da divergência entre os resultados, a Unir solicitou um novo exame para confirmar a situação.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) divulgou uma nota afirmando que uma análise independente, feita por membros do corpo acadêmico da instituição, também identificou a presença da bactéria.
A Unir informou que todas as medidas necessárias serão tomadas o mais rápido possível para garantir a qualidade da água e permitir a retomada das atividades com segurança para alunos, servidores e demais frequentadores do campus.
E. coli é um tipo de bactéria encontrada no ambiente, incluindo em água, alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. Existem muitos tipos de E. coli inofensivos, mas alguns podem deixar as pessoas gravemente doentes.
Como ocorre a contaminação?
As pessoas podem adoecer por contaminação com E. coli ao consumirem alimentos contaminados ou por contato com animais ou pessoas infectadas.
Quais são os sintomas da infecção por E. coli?
Após o contato com a bactéria, os sintomas aparecem rapidamente e incluem:
- Febre
- Vômito
- Diarreia
- Sangue nas fezes
- Desidratação
- Tontura
A infecção pode evoluir para complicações mais graves, como lesão renal, principalmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis.
fonte g1ro